Conforme informações da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, os municípios de Tramandaí, Xangri-lá e Cidreira já enviaram a notificação preliminar de emergência (Nopred) e devem decretar situação de emergência nos próximos dias em função das fortes chuvas que atingiram o Estado nessa semana.
A grande concentração pluviométrica que assolou o município de Imbé na madrugada de quarta-feira provocou inundação em muitos locais. A força da água destruiu calçamentos e asfalto na Beira-Mar, além de uma escola e uma creche do município.
Conforme o coordenador da Defesa Civil de Imbé e secretário de Segurança do município, Pedro Ferreira, a equipe das Secretarias da Saúde e da Assistência Social fazem um levantamento entre a população para averiguar os pontos e as prioridades para a recuperação da cidade. A inspeção deve estar concluída até o final da tarde dessa sexta-feira. O relatório completo deve ser enviado à Defesa Civil do Estado até o próximo domingo.
Segundo o Chefe da Divisão de Comunicação Social da Defesa Civil, capitão Alexsandro Goi, neste momento é importante que as comunidades das regiões ribeirinhas permaneçam atentas, na hipótese de uma eventual realocação, por conta das cheias dos rios.
- Nossos técnicos estão orientados a estabelecer ligação com todas as estações de medições dos rios, bem como manter uma patrulha constante nas adjacências dos locais de risco, pois este estágio do evento é silencioso e gradativo, o que traz perigo para os moradores das áreas ribeirinhas - alertou.