São Paulo - A Polícia Civil de São Paulo abriu inquérito hoje (17/5) para apurar as causas do incêndio ocorrido no último sábado (15/5) no Instituto Butantan, na zona oeste da capital paulista.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o inquérito foi registrado no 51; Distrito Policial (DP) e está sob a responsabilidade do delegado Paulo César Costa.
No último sábado, uma equipe de peritos do Instituto de Criminalística (IC) vistoriou o local para procurar vestígios ou informações sobre o que pode ter provocado o incêndio. Na manhã de hoje, os peritos voltaram ao Instituto Butantan para uma nova vistoria. A secretaria não soube informar quando o laudo será concluído.
O secretário estadual de saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, também visitou o instituto na manhã de hoje e pediu para o diretor do Butantan, Otávio Mercadante, elaborar imediatamente um projeto para a recuperação do prédio.
Por meio de nota, o Instituto Butantan afirmou que os funcionários notaram o incêndio por volta das 7h45. O fogo atingiu o Prédio das Coleções onde se encontravam espécies de répteis, artrópodes e quelônios. A instituição ainda não soube precisar os prejuízos e disse que um levantamento sobre as perdas deverá ser feito assim que o prédio for liberado pela perícia.
O instituto, que ficou fechado no final de semana, voltou a abrir hoje (17) para visitação pública, com exceção dos museus, que sempre fecham às segundas-feiras.