Jornal Correio Braziliense

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Qualidade do ensino público fundamental é tema de debate em seminário no Rio

Rio de Janeiro ; A baixa qualidade do ensino fundamental nas escolas públicas brasileiras foi o principal tema em discussão hoje (12) no seminário Aprova Brasil. Segundo o conselheiro do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Francisco Soares, os resultados da Prova Brasil (principal instrumento de medição do rendimento escolar no país) mostram um grande índice de crianças com baixo rendimento escolar.

A Prova Brasil é aplicada desde 2005 com questões de português e matemática em todas as escolas públicas das regiões urbanas. A avaliação é para medir o nível dos alunos do ensino fundamental no país.

Para o professor Francisco Soares, a Prova Brasil não tem o intuito de classificar as escolas, mas ajudar os alunos. ;Nós fizemos a terceira edição em 2009 e esse projeto tem a intenção de fazer as crianças que estão na escola aprenderem mais e melhor e não classificar as escolas e assim ajudar a melhorar o rendimento dos alunos;, afirmou.

Para o professor, a educação deu um passo importante com a realização do exame, possibilitando uma radiografia daquilo que precisa mudar. ;Nós não vamos fazer uma grande renovação de uma hora para a outra, porém demos um importante passo, pois avaliamos mais de 60 mil escolas públicas e, com isso, temos a informação do que é preciso melhorar;, disse.

No último relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Brasil ocupa o 88; lugar entre 128 países. Isto ocorreu principalmente em razão da piora no índice de crianças que chegam até a quarta série do ensino fundamental. Segundo a Unesco, dados de 2005 revelam que dos alunos que ingressavam no ensino fundamental, 80,5% conseguiam chegar até a quarta série. Nos dois anos seguintes, em 2007, a situação piorou ainda mais: somente 75,6% dos estudantes conseguiam completar a quarta série.