A Prova Brasil é aplicada desde 2005 com questões de português e matemática em todas as escolas públicas das regiões urbanas. A avaliação é para medir o nível dos alunos do ensino fundamental no país.
Para o professor Francisco Soares, a Prova Brasil não tem o intuito de classificar as escolas, mas ajudar os alunos. ;Nós fizemos a terceira edição em 2009 e esse projeto tem a intenção de fazer as crianças que estão na escola aprenderem mais e melhor e não classificar as escolas e assim ajudar a melhorar o rendimento dos alunos;, afirmou.
Para o professor, a educação deu um passo importante com a realização do exame, possibilitando uma radiografia daquilo que precisa mudar. ;Nós não vamos fazer uma grande renovação de uma hora para a outra, porém demos um importante passo, pois avaliamos mais de 60 mil escolas públicas e, com isso, temos a informação do que é preciso melhorar;, disse.
No último relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Brasil ocupa o 88; lugar entre 128 países. Isto ocorreu principalmente em razão da piora no índice de crianças que chegam até a quarta série do ensino fundamental. Segundo a Unesco, dados de 2005 revelam que dos alunos que ingressavam no ensino fundamental, 80,5% conseguiam chegar até a quarta série. Nos dois anos seguintes, em 2007, a situação piorou ainda mais: somente 75,6% dos estudantes conseguiam completar a quarta série.