O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, deve escolher nas próximas semanas os três novos representantes da sociedade civil no Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O conselho elegeu nesta terça-feira (11), por meio de consulta pública, os componentes das três listas tríplices que serão enviadas ao presidente para a escolha.
A consulta pública para indicação dos representantes ocorreu em abril. Participaram da consulta 65 organizações de variados perfis. O Conselho Curador da EBC é composto por 22 membros: 15 representantes da sociedade civil, quatro do Governo Federal, um da Câmara dos Deputados, um do Senado Federal e um funcionário da empresa. Os conselheiros têm mandatos que variam de dois a quatro anos. Deixam o conselho: José Bonifácio Sobrinho, Rosa Magalhães e Isaac Pinhanta.
Os nomes da primeira lista são: Ana Maria da Conceição Veloso, Celso Augusto Schroder e Rosane Bertotti. Na segunda lista, estão Lara Valentina Pozzobon da Costa, Regina Lúcia Alves de Lima e Takashi Tome e, na terceira: Jacira Silva, Mário Augusto Jakobskind e Nilza Iraci Silva.