Os 36 mil postos de saúde espalhados por todo o país começaram ontem a atender a população da quinta e última etapa da campanha de vacinação contra a influenza A (H1N1), a gripe suína. O objetivo, agora, é imunizar, até 21 de maio, pelo menos 24 milhões de adultos com idade entre 30 e 39 anos. Essa faixa etária foi incluída no calendário de imunização em fevereiro, após o Ministério da Saúde concluir que, depois dos outros grupos prioritários, esse foi o que teve uma maior quantidade de hospitalizações e de óbitos.
;A inclusão de mais um grupo populacional dentro das prioridades de vacinação representa mais 29 milhões de pessoas. Isso significa que estamos começando uma campanha para imunizar, em dois meses e meio, 91 milhões de brasileiros;, ressaltou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em fevereiro, quando anunciou a ampliação da estratégia de imunização contra a nova gripe. Com a decisão, o órgão comprou mais 30 milhões de doses, totalizando 113 milhões.
Já na reta final da campanha, o país ainda precisa imunizar cerca de 40 milhões de brasileiros. Alguns grupos, como o das grávidas e o dos jovens entre 20 e 29 anos, continuam preocupando os profissionais da área devido à baixa procura pelo imunizante. Apenas 64,5% e 71,7%, respectivamente, foram atendidos. O objetivo é chegar a 80%. E, para a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, outro ponto que preocupa é o fato de que esse mesmo quadro pode ser repetido no grupo de 30 a 39 anos. ;Precisamos trabalhar para atingir 80% de todos os grupos;, afirmou Maristela. ;Chamo a atenção para as pessoas de 30 a 39 anos, pois no Sul e no Sudeste do país, muitas pessoas nessa faixa etária morreram por causa da gripe;, alertou.
Filas
Ontem houve filas nos postos de saúde do Distrito Federal. No Centro de Saúde n; 8, da Asa Sul, no início da tarde, o número de atendimento passava dos 150. ;Vim logo no primeiro dia para me proteger e evitar filas. Confesso que fiquei com medo de reações por causa da vacina, mas a enfermeira me tranquilizou. É melhor evitar a gripe;, disse o vendedor Carlos César Damasceno, 36 anos.
A auxiliar administrativa Karla Cavalcanti, 34, também acredita que quanto mais cedo se imunizar, melhor. ;Eu sei que para a vacina começar a fazer efeito, a gente precisa esperar cerca de duas semanas. Então, eu vim no primeiro dia para estar preparada para a chegada do inverno.;
MINAS INTENSIFA COMBATE AO VÍRUS
; Belo Horizonte (MG) acendeu o sinal amarelo para os casos graves de gripe suína. Um arsenal de ações começa a entrar em vigor a partir de junho, como a ampliação da área de internação clínica ; que ganhou mais 91 leitos exclusivos ; e campanhas em colégios. Enquanto isso, a nova gripe mostra a sua força: somente este ano, duas pessoas morreram por influenza A na capital mineira e 48 estão com suspeita de terem sido contaminadas.
O número
24 milhões
Meta de vacinação do Ministério da Saúde para pessoas entre 30 e 39 anos
Ouça trechos da entrevista com a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Maristela dos Reis