Jornal Correio Braziliense

Brasil

Pedofilia e crise política são temas centrais da 48ª Assembleia Geral da CNBB

Pedofilia, meio ambiente, crise política, homossexualismo e aborto são alguns dos temas centrais da 48; Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que começa hoje (4), em Brasília.

A assembleia contará com a participação de mais de 300 bispos da Igreja Católica de todo o Brasil para a discussão dos posicionamentos da Igreja sobre assuntos relacionados à sociedade contemporânea. A pauta principal do evento é composta por 30 itens e 16 temas.

Para o bispo Décio Zandonade, o objetivo do encontro é levantar discussões entre as comunidades eclesiais sobre temas polêmicos para que haja uma reflexão mais profunda por parte da Igreja.

Com relação aos casos de pedofilia relacionados a padres, o arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Dadeus Grings, antecipou que este tema terá destaque nas discussões da assembleia. Porém, o bispo acredita que o assunto pode estar sendo usado para prejudicar a Igreja Católica.

;A igreja tem 0,2% de culpa nestes casos, mas, ainda assim, os outros 99,8% não têm o mesmo destaque que a Igreja. Acho que isso é uma forma de querer prejudicar a Igreja que promove a castidade. No tempo atual este assunto se tornou irrelevante para a sociedade.;

A Assembleia Geral da CNBB antecede o 16; Congresso Eucarístico Nacional que será realizado no Distrito Federal em homenagem ao aniversário de 50 anos de Brasília.