Jornal Correio Braziliense

Brasil

Presa quadrilha suspeita de crimes financeiros na Grande BH

A Polícia Federal deu início na manhã desta terça-feira (4/5) a Operação Cáften para prender uma quadrilha suspeita de lavagem de dinheiro, estelionato judicial, extorsão e evasão de divisas em Belo Horizonte e Nova Lima, na região metropolitana, em Minas Gerais. Desde as primeiras horas da manhã, a PF cumpre cinco mandados de prisão e 15 de busca e apreensão. Ao todo, cinco pessoas foram presas e levadas para a sede da Polícia Federal, no Bairro Gutierrez, Região Oeste da capital.

O grupo ainda é investigado por sonegação fiscal e falsidade ideológica.

De acordo com as investigações, que começaram há dois anos, o bando abria empresas em nome de "laranjas" e conseguia empréstimos ou financiamentos. Depois de usá-los, os suspeitos abandonava os estabelecimentos e montavam outros na sequência, deixando as dívidas. Entre 1999 e 2010, segundo a polícia, foram criadas mais de 70 empresas, sendo que apenas quatro estão em funcionamento.

Preso preventivamente, o suposto líder da quadrilha atuava no ramo de informática e cosméticos. Participam da ação 19 servidores da Receita Federal, 80 policiais federais e dois funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A PF vai divulgar ainda nesta terça-feira o balanço da operação.

Com informações da Polícia Federal