Jornal Correio Braziliense

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Pesquisa Melhores Práticas em Escolas de Ensino Médio mostra experiências de sucesso no Brasil

Estudo feito em 35 escolas de ensino médio dos estados do Acre, Ceará, de São Paulo e do Paraná mostra experiências de sucesso desenvolvidas nessas unidades. A pesquisa Melhores Práticas em Escolas de Ensino Médio no Brasil foi desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Para o economista do BID Carlos Herrán, as principais conclusões da pesquisa confirmam dados da literatura internacional sobre escolas eficazes. As escolas que conseguem o melhor resultado são as que combinam bom clima escolar, foco nos resultados e na aprendizagem e alta expectativa de sucesso do aluno.

;A pesquisa mostra que nas melhores práticas escolares existe um clima harmonioso no relacionamento entre professores, gestores e alunos, é priorizada a aprendizagem e todos acreditam que os alunos tem possibilidade de aprender;, afirma.

Segundo Herrán, a pesquisa até surpreende quando demostra que apesar da realidade da escola pública de ensino médio, os professores entrevistados acreditam que os alunos, em sua maioria, podem ter sucesso no vestibular.

;É surpreendente, quase 70% dos professores e gestores acreditam que mais de 80% dos alunos conseguirão entrar no ensino superior, um patamar muito elevado. São escolas que acreditam que podem fazer a diferença;, destaca.

No âmbito da gestão escolar, o estudo mostra que, apesar das diferenças regionais, os quatro estados estão alinhados no cumprimento do plano de metas, na preocupação com a capacitação de professores e gestores e com o currículo.

Como recomendações para a melhoria dos resultados, o estudo sugere que as avaliações sejam trazidas e debatidas com as equipes dentro da escola e que seja rompido o isolamento entre escolas e, dentro delas, o isolamento de cada professor.

Os estados foram escolhidos para mostrar a diversidade de quatro regiões brasileiras levando-se em consideração a liderança no nível de desenvolvimento do ensino médio, a capacidade de inovação do sistema de avaliação de suas práticas e na integração do ensino médio com o profissionalizante.

A publicação com o resumo executivo dos resultados da pesquisa, será divulgada amanhã (4), no Seminário Internacional de Políticas de Melhores Práticas no Ensino Médio, em Brasília. O livro com o trabalho completo será publicado até junho.