Jornal Correio Braziliense

Brasil

Duas quadrilhas que clonavam cartões em três estados são presas pela polícia

Uma operação das Polícias Civil e Militar de Pernambuco conseguiu realizar a prisão de dois grupos criminosos que atuavam no estado, em Alagoas e na Paraíba. A ação, denominada Operação Consignado, foi deflagrada na madrugada desta quinta-feira (29/4) e contou com 147 policiais civis e militares que realizaram diligências nas cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e de Olinda, Moreno, Paudalho e Vitória de Santo Antão, municípios onde os suspeitos agiam.

A Terceira Vara Criminal da Capital pernambucana expediu 15 mandados de prisão. Desses, dez já foram cumpridos e todos os 17 mandados de busca e apreensão foram realizados. Entre os detidos, está o empresário Hélio Cabral da Silva, dono de um restaurante do centro do Recife.

Os integrantes das quadrilhas foram autuados por crimes de estelionato, formação de quadrilha, falsificação de documento público, clonagem de cartões de crédito e lavagem de dinheiro. De acordo com a polícia, eles falsificavam documentos para obter empréstimos em instituições financeiras.

Segundo o diretor geral de operações da Polícia Civil, Osvaldo Morais, as investigações iniciaram no final de 2008, depois de uma denúncia feita à Delegacia de Estelionato. ;Os grupos agiam em conjunto e a mecânica da quadrilha partia da falsificação de documentos para conseguir empréstimos consignados;, afirmou.

O nome da Operação Consignado foi inspirado na principal ação criminosa das quadrilhas investigadas.

Os presos foram levados para a sede do Grupo de Operações Especiais (GOE), no bairro do Cordeiro. Os métodos de atuação da quadrilha, os nomes dos presos, os materiais apreendidos e os detalhes das investigações vão ser divulgados amanhã.

Por Anamaria Nascimento, do Aqui PE, especial para o DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR