A praia de Boa Viagem amanheceu hoje com 40 cruzes fincadas na areia, para simbolizar o número de operários da construção civil mortos nos últimos cinco anos em Pernambuco durante acidentes nos canteiros de obras.
O protesto, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, o Marreta, no Segundo Jardim de Boa Viagem, faz parte das atividades do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, comemorado em 28 de abril. Ainda esta manhã, os manifestantes prometem realizar uma passeata saindo da sede do sindicato, na Rua da Concórdia, centro do Recife, até a Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Também nesta quarta-feira pela manhã será realizada na Assembleia Legislativa uma audiência pública com o tema Mutilações e mortes na indústria da Construção Civil de Pernambuco. A iniciativa de entidades governamentais, não-governamentais e sociedade civil organizada, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) pretende debater a organização e intensificação do trabalho como fatores determinantes de muitos agravos à saúde dos trabalhadores. Entre os objetivos desse encontro é criar estratégias para minimizar os danos à saúde dessa população.
História %u2013 O 28 de abril é o Dia em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças relacionadas ao Trabalho. A data foi criada depois da explosão de uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 28 de abril de 1969. No acidente, morreram 78 mineiros. Pensando nisso, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia para dar visibilidade às questões relacionadas à segurança e saúde nos locais de trabalho.