A Defesa Civil Estadual continua em alerta nesta terça-feira (27/4) para o risco de alagamentos e deslizamentos de terra em Santa Catarina ; apesar da previsão de tempo mais seco a partir do período.
A situação continua crítica nos municípios ao longo do Rio Itajaí-Açu. Por volta das 6h, o nível do rio seguia pelo menos 8 metros acima do normal em Blumenau, no Vale do Itajaí.
Em Taió, também na região, houve o transbordamento da barragem local na noite de segunda. Por volta da meia-noite, duas das sete comportas tiveram de ser abertas e, às 6h, técnicos liberaram a passagem da água pela terceira comporta.
Equipes monitoram a chegada da água nos municípios em níveis mais baixos, em direção ao Litoral, que podem registras alagamentos nas próximas horas.
Em todo o Estado, o solo encharcado mantém o risco de deslizamentos de terra nas áreas de encosta.
48 cidades registraram estragos
Até as 6h45min, 48 municípios tinham comunicado estragos provocados pela chuva dos últimos dias à Defesa Civil. Itajaí, no Litoral Norte, apesar de não constar no último relatório do órgão, das 23h de segunda-feira, também registrou problemas.
Pelo menos 14 cidades estão em situação de emergência.
No Estado, 123.643 pessoas foram afetadas por alagamentos ou deslizamentos de terra desde o dia 21, quando começou o período chuvoso, sendo que 4.669 tiveram de ser desalojadas (encaminhadas para a casa de parentes e amigos) e 527 desabrigadas (levadas para abrigos públicos).
Mais de 1.187 edificações foram atingidas.
Situação de emergência As cidades que decretaram situação de emergência são: Anchieta, Matos Costa, Presidente Castelo Branco, Caçador, Dona Emma, Lebon Régis, Rio do Campo, Rio das Antas, Xavantina, Concórdia, Penha, Bela Vista do Toldo, Nova Itaberaba e Timbó Grande.