Jornal Correio Braziliense

Brasil

Guarda municipal do RS suspeito de ter atirado em menino foi afastado das ruas

O guarda municipal Celso Garcia Barbosa, suspeito de ter sido autor dos disparos que atingiram Manolo Ferreira da Silva, de 12 anos, na madrugada de sexta-feira (23/4), foi deslocado para trabalhar em funções administrativas. Segundo o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Novo Hamburgo Luiz Fernando Farias, o procedimento é normal quando acontecem situações como estas. Ainda nesta semana o Guarda passará por testes psicológicos.

"Ele ficará afastado das ruas até que a situação seja esclarecida. Celso está muito abalado com a situação, até porque ele tem um filho de 13 anos", afirma farias.

Manolo Ferreira está em estado regular em um quarto do Hospital Municipal de Novo Hamburgo. A bala, que atingiu a cabeça do garoto, não teria se alojado no cérebro, como afirma o pai do menino Orias Ferreira da Silva.

Os detalhes do incidente ainda precisam ser investigados

Segundo a Polícia Civil, Celso Barbosa teria dito que estava em uma viatura da Guarda Municipal e avistou um automóvel suspeito. De acordo com essa versão, confirmada pelo secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Novo Hamburgo, Luiz Fernando Farias, o guarda municipal teria descido da viatura e solicitado que o veículo suspeito parasse para averiguação na Rua Sapiranga.

Apartir de segunda-feira, o Instituto-geral de Perícias (IGP) deverá iniciar a coleta de provas no local do incidente, a rótula da Guia Lopes, em frente à sede da prefeitura, no bairro Rondônia. A balística deve esclarecer a trajetória da bala e a origem do tiro.