Jornal Correio Braziliense

Brasil

Alagamentos atingem 200 mil no Paraná e deixam 6 mil desabrigados

Cerca de 6 mil pessoas perderam o teto ou estão impossibilitadas de voltar para casa no Paraná. Pela contabilidade da Defesa Civil, mais de 200 mil paranaenses foram prejudicados de alguma forma em função das chuvas que alagam a região. Com cortes de energia constantes, ruas bloqueadas, abrigos públicos lotados e falta de mantimentos, o estado relembra os dramas vividos tanto pela vizinha Santa Catarina, em 2009, quanto pelo Rio de Janeiro, nos últimos dois meses.

As chuvas e o vento forte já destruiram, total ou parcialmente, 3,1 mil casas em todo o Paraná. De acordo com informações divulgadas neste sábado (24/04) pela Defesa Civil, milhares de pessoas deixaram suas residências e quase mil estão em abrigos públicos. Outras 5 mil estão desalojadas. Não há, até o momento, registros de mortes no estado.

Um dos municípios mais prejudicados foi o de Colombo, com 1,1 mil residências e 4,2 mil pessoas prejudicadas. Quase 300 delas estão desabrigadas e 3,9 mil desalojadas. Em Pinhais, também no interior do estado, as enxurradas deixaram 400 desabrigados e 3 mil impossibilitados de voltar para casa. Na capital, Curitiba, 798 residências foram atingidas pelas águas.

A população que mora ou trabalha em áreas de risco foi alertada para se informar na coordenadoria municipal de Defesa Civil sobre os procedimentos de segurança no caso de chuvas mais intensas. Em uma situação de emergência, o telefone para acionar a Defesa Civil é 199 e o do Corpo de Bombeiros é 193.