Na pesquisa ;Informação e desigualdade social;, coordenada pela professora e pesquisadora do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Mary Ferreira, em todo o Maranhão, constatou-se que 40% dos 217 municípios maranhenses não dispõem de bibliotecas públicas, e as existentes estão em condições precárias. A ausência de infraestrutura prejudica formação dos jovens leitores.
;A biblioteca é fundamental para a construção de um cidadão crítico, capaz de intervir nos processos de reflexão e decisão na sociedade. A ausência de bibliotecas acaba por reforçar a situação de pobreza e desigualdade no estado. O acesso à leitura é um fator importante na aferição do Índice de Desenvolvimento Humano, inclusive", diz a pesquisadora.
Em São Luís, 85% das escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio contam com bibliotecas, segundo dados da pesquisa ;Diagnóstico da situação das bibliotecas escolares do Maranhão;. No entanto, somente 5% têm bibliotecários, profissionais capacitados para orientar alunos e professores em suas pesquisas e leituras.