Rio de Janeiro ; Já são 253 mortos em todo o Rio de Janeiro devido aos temporais que atingiram o estado no início da semana passada. Em Niterói, o Corpo de Bombeiros contabiliza 167 vítimas. Somente no Morro do Bumba são 45 corpos encontrados até a tarde de hoje (15).
Uma passeata organizada pela Associação de Moradores do Morro do Estado, em Niterói, saiu na tarde desta quinta-feira em direção à Prefeitura da cidade. Os manifestantes querem mais atenção das autoridades para as necessidades da comunidade.
Para Sebastião de Souza, diretor da Associação de Moradores do Morro do Estado, onde três pessoas morreram por causa dos deslizamentos, está na hora de a população se movimentar contra o descaso social nas favelas. ;Nós tivemos a tragédia das chuvas, mas todos os dias temos a tragédia da educação, a tragédia da saúde e a favela sempre sobrevive Às tragédias. Então, está na hora de colocar o dedo na ferida e dar um basta na covardia contra o povo da favela;, afirmou.
Segundo Souza, o Ministério Público tem de fiscalizar as verbas que chegam por meio do governo federal e estadual. ;Queremos que o Ministério Público fiscalize o dinheiro enviado pelo governador Sérgio Cabral e pelo presidente Lula, só assim teremos garantias de que o dinheiro será investido nas comunidades;, comentou.
A Associação de Moradores do Morro do Estado terá uma reunião com advogados no dia 27 deste mês para avaliar se é possível responsabilizar o governo municipal e estadual pelas mortes na cidade. Segundo os moradores, a prefeitura já havia recebido alertas, há mais de 20 anos, sobre os perigos de deslizamento.