Os leitores do site do Correio Braziliense (www.correiobraziliense.com.br) participaram ontem de um chat com a consulesa da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, Joanna Weinz. Durante o bate-papo, os internautas puderam tirar dúvidas sobre como conseguir ou renovar um visto de turista para os Estados Unidos utilizando o novo formulário DS-160.
As principais perguntas foram em relação à forma de preenchimento dos dados e sobre a temida entrevista a que devem se submeter para conseguir o visto. %u201CO maior problema é que as pessoas não tiram as dúvidas no site antes de enviar o cadastro e acabam inserindo informações incoerentes. Mas, por meio do chat, percebi que, no geral, o público está bem preparado%u201D, comentou Joanna. Alguns internautas reclamaram do tamanho do formulário e por ele estar em inglês. A consulesa ressaltou que o formulário tem a opção de ser traduzido para o português, o que não desobriga a pessoa de postar as informações na língua inglesa.
"Outra diferença entre o formulário antigo e o novo é que agora é possível salvar o documento no seu próprio computador. Ele combina três formulários em um só e dispensa a necessidade de papel. Também torna as informações disponíveis a qualquer embaixada no mundo", explicou Weinz durante o bate-papo.
Em junho de 2009, a representante norte-americana participou do primeiro chat promovido no site do jornal e respondeu a uma série de questões relativas à obtenção do documento.
Mais informações podem ser obtidas no site da Embaixada Americana, em www.embaixada-americana.org.br ou enviando um e-mail para pergunte-ao-consul @state.gov. O DS-160 pode ser encontrado no site www.visto-eua.com.br.