Jornal Correio Braziliense

Brasil

Ministério da Saúde cria 471 novos leitos; gripe suína é foco de estratégia

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (13/4) um reforço de R$ 70,3 milhões para custear a ampliação e a qualificação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Sistema Único de Saúde (SUS).

A medida cria 471 novos leitos e aumenta o repasse de recursos em 63 hospitais distribuídos em 11 estados ; Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Goiás, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

Dos novas unidades, 262 são para o tratamento de adultos ; maior demanda do país ; enquanto 156 são para o atendimento de recém-nascidos e 53 para crianças. De acordo com o Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (Cnes), o SUS conta, atualmente, com 16.875 leitos de UTI. Na rede particular, são 10.286, totalizando 27.161 unidades.

A previsão, de acordo com o ministério, é que R$ 270 milhões sejam investidos ainda este ano no fortalecimento e na ampliação da rede pública de UTI. O objetivo, segundo a pasta, é enfrentar uma segunda onda da epidemia de influenza A (H1N1) ; gripe suína.

De acordo com o ministério, todos os 26 estados e o Distrito Federal vão receber, até junho, um total de 6.159 respiradores, monitores e oxímetros. Com os equipamentos, será possível equipar ou implantar até 1.875 leitos.