As chuvas desta semana já provocaram a morte de 224 pessoas no estado do Rio de Janeiro, segundo boletim atualizado na manhã deste domingo (11/04) pelo Corpo de Bombeiros. O número de feridos chega a 161.
Niterói é o município que concentra o maior número vítimas, 141 até o momento, seguido pela capital, com 63, e por São Gonçalo, com 16. Magé, Nilópolis, Paracambi e Petrópolis registraram uma morte cada.
A partir desta segunda-feira (12/04) o Hospital de Campanha do Exército vai atender a população de Niterói com cerca de 50 profissionais de saúde. Os atendimentos serão na área de clínica médica e pediatria. Uma equipe de enfermeiros da Marinha já está instalada no município de São Gonçalo, ajudando no atendimento médico na Escola Municipal Marcílio Dias.
O Exército ofereceu duas áreas à prefeitura do Rio para alojar os desabrigados: o 24; Batalhão de Infantaria Blindado e o 3; Batalhão de Infantaria. Ao todo, 200 militares do Exército estarão envolvidos, sendo 100 no Rio e o restante em Niterói.
Já a Marinha está atuando em diversas áreas do estado, especialmente no município de São Gonçalo, na comunidade do Salgueiro e em outras localidades próximas.