Jornal Correio Braziliense

Brasil

Governo está disposto a ajudar o Rio no que for necessário, diz Garcia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está disposto a destinar mais recursos para ajudar as vítimas dos temporais no Rio de Janeiro, disse hoje (9) o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia. Ele não revelou, entretanto, em quanto o pacote de apoio aos fluminenses poderá ser ampliado. Lula se comprometeu a enviar R$ 200 milhões para o estado por meio de Medida Provisória (MP).

;O governo destinará todos os recursos necessários. A questão do Rio é nacional. Mesmo que a responsabilidade do que ocorreu lá não seja do governo federal, o governo não faltará ao atendimento das vítimas;, disse Garcia, que participou do almoço oferecido ao presidente do Chile, Sebastián Piñera, no Itamaraty.

Garcia se disse chocado com o desabamento no Morro do Bumba, em Niterói, cuja comunidade se instalou sobre um antigo lixão. Para ele, é inadmissível que pessoas vivam sobre uma lixeira.

De acordo com Garcia, o presidente chileno prestou solidariedade ao Brasil, especialmente aos moradores do Rio de Janeiro, uma vez que em fevereiro seu país viveu por momentos uma tragédia provocada por um terremoto. ;O presidente Piñera se disse chocado com o que ocorreu no Rio e colocou-se à disposição para ajudar no que for necessário;, afirmou o assessor da Presidência.