Jornal Correio Braziliense

Brasil

População do Rio se mobiliza para arrecadar donativos

Já são mais de 8 mil desabrigados pelas chuvas no Rio, especialmente em Niterói. Supermercados, shoppings, entidades e órgãos públicos estão se mobilizando para receber doações para aqueles que perderam tudo. O Plaza Shopping, em Niterói, e o Carioca Shopping, na Zona Norte do Rio, estão recebendo alimentos não perecíveis, água, colchonetes e roupas.

O shopping de Niterói vai entregar os donativos à prefeitura do município e o Carioca entregará o que arrecadar à Guarda Municipal de Vicente de Carvalho, bairro onde está localizado o complexo de lojas. A cadeia de supermercados do Grupo Pão de Açúcar também está recebendo, até o dia 17, doações nas 99 lojas espalhadas pelo estado do Rio.

Ajuda paulista
A situação caótica em Jardim Viscoso, em Niterói, mobilizou também o governo do estado de São Paulo. O governador Alberto Goldman assinou decreto formalizando o apoio técnico e logístico da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil de São Paulo ao estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o governo de São Paulo, equipes da Defesa Civil estão preparadas e aguardam apenas a solicitação do Rio de Janeiro para embarcarem para a capital fluminense. As equipes são compostas por médicos, enfermeiros e oficiais do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, que podem atuar no resgate das vítimas e no atendimento médico aos sobreviventes das enchentes.

A Defesa Civil já enviou produtos de primeira necessidade ao estado vizinho, como cestas básicas, colchões e produtos de limpeza.