Rio de Janeiro ; O estoque de sangue do Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, foi reduzido em cerca de 60% desde o início dos temporais que atingem o Rio de Janeiro. Segundo o Inca, as cinco unidades do órgão necessitam de doações para manter abastecido o estoque de sangue destinado aos pacientes das quatro unidades hospitalares e também do Centro de Transplante de Medula Óssea (Cemo).
[SAIBAMAIS]É preciso que sejam feitas 300 doações nos próximos dias para garantir o estoque de sangue, disse a coordenadora do Serviço de Hemoterapia do Inca, Iara Mota. O estoque mínimo deve ter 80 bolsas de sangue por dia. ;Em razão dos dias de fortes chuvas no Rio de Janeiro, tivemos uma redução significativa em nossos estoques de sangue e plaquetas. Entendemos que é um momento de emergência no estado, mas a instituição solicita, a quem puder, que compareça ao prédio sede, para ajudar os pacientes do Inca;, pediu Iara.
As doações podem ser feitas nos dias úteis das 7h30 às 14h30 e também aos sábados, a partir das 8h. O Inca atende uma média de 1,3 mil pacientes a cada mês e realiza em torno de 700 cirurgias no período.