Jornal Correio Braziliense

Brasil

Chuva não justifica alta no preço de alimentos, diz secretário de Agricultura do Rio

As fortes chuvas que atingiram parte do estado do Rio de Janeiro nos últimos dias não podem ser usadas como justificativa para aumentos especulativos no preços dos alimentos, principalmente hortigranjeiros, disse nesta quarta-feira (7/4) o secretário estadual de Agricultura, Alberto Mofati.

A chuva, assinalou ele, atingiu principalmente a região metropolitana, que não é produtora agrícola importante, mas não castigou a zona de agricultura fluminense. ;Não há justificativas para que os atravessadores aumentem os preços. A região atingida foi o Grande Rio, que não é uma região produtora de hortaliças e nem de produtos agrícolas;, afirmou Mofati.

Ele destacou que a produção do estado é concentrada na região Serrana, que não sofreu perdas significativos por conta da chuva forte. O secretário fez um apelo aos consumidores para pesquisarem e não aceitarem, em supermercados e feiras livres, o aumento de preços dos produtos, sob o argumento de terem sido prejudicados pelos temporais. ;Não houve perdas significativas que justifiquem aumentos de preços. O fluxo de mercadorias está normalizado. Os consumidores devem se manter firmes e não aceitar o aumento dos produtos, pois não há justificativas técnicas para isso.;