Brasília também sofreu com os efeitos do excesso de chuvas no Rio de Janeiro. No Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, passageiros tiveram voos cancelados e outros esperaram horas para conseguir embarcar rumo à capital carioca. No início da noite, de acordo com dados da Infraero, estatal que administra os aeroportos, 41,7% dos 132 voos com origem na capital federal decolaram com atraso. Onze foram cancelados, sendo seis deles com destino ao Rio.
De retorno de passeio ao Arquipélago Fernando de Noronha (PE), os amigos João Marini, 28 anos, e Fernando Cabral, 27, só perceberam o tamanho do caos instalado no Rio quando o piloto avisou que a aeronave, cujo destino era a capital carioca, pousaria em Brasília. O desvio ocorreu porque o aeroporto estava fechado devido ao mau tempo e a segunda opção, o aeroporto do Galeão, operava naquele momento somente por aparelhos. A dupla embarcou em Recife às 3h30 e só conseguiu remarcar o voo para a tarde de ontem. Com as bagagens já despachadas para o destino original, os amigos, preocupados com o cenário que encontrariam no Rio, descansavam na sala de espera da companhia aérea.
%u201CEu moro no (bairro) Humaitá, perto da Lagoa. Quando chove muito forte, a garagem do meu prédio alaga%u201D, lamentou João. Em contato com uma amiga no Rio, a dupla se informava sobre as ruas alagadas e a situação nos aeroportos da capital carioca. %u201CJá estou parado aqui e estou com medo de ficar parado lá. Com chuva, as cooperativas (de táxi) não atendem%u201D, reclamou Fernando.
A aposentada Vera Lúcia, 58 anos, também sofreu as consequências da chuva. Ela e a filha não conseguiram embarcar para o Rio de Janeiro: o voo foi cancelado. %u201CA gente só comprou passagem para hoje (terça-feira) para fugir do retorno do feriado, mas tumultuou do mesmo jeito%u201D, disse Vera. Moradoras de Juiz de Fora, elas optaram por trocar o destino e aterrissar em Belo Horizonte. No saguão de desembarque, também foi preciso ter paciência. De olho no painel de chegadas, a caminhoneira Jussara Funghetto, 63 anos, teve de esperar mais de uma hora pela chegada da filha, que voltava de viagem dos Estados Unidos. Com o grande volume de água no Rio, a escala no município carioca sofreu atraso. De acordo com balanço da Infraero, até o início da noite, 35% dos 211 voos saindo dos aeroportos Santos Dumont e Galeão tiveram atraso.