Jornal Correio Braziliense

Brasil

Chuva causa problemas em diversos bairros do Rio de Janeiro

Chove há mais de seis horas no Rio de Janeiro. O temporal provocou um verdadeiro caos na cidade. O Aeroporto Santos Dumont fechou três vezes por causa da falta de visibilidade na Baía de Guanabara. O aeroporto voltou a operar com auxílio de instrumentos às 21h17. Muitos voos atrasaram. Em um deslizamento no Morro do Boréu, segundo a Defesa Civil, três pessoas morreram em um deslizamento.

Os trens urbanos do Ramal de Saracuruna, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, estão saindo e chegando da Estação Bonsucesso. A linha alagou e os trens não conseguem chegar à Estação Central do Brasil. Nos demais trechos, os trens circulam com atrasos de dez a 15 minutos em média.

A Avenida Brasil, principal ligação do centro com os bairros das zonas norte e oeste da cidade está alagada em vários locais e os motoristas estão presos no trânsito engarrafado. O Rio Maracanã transbordou, causando transtornos para os moradores da região da Praça da Bandeira e dos bairros Maracanã e de Vila Isabel. O ponto mais crítico é nas proximidades do Estádio Mário Filho (Maracanã), onde dezenas de motoristas tiveram de abandonar os carros.

O Corpo de Bombeiros recebeu mais de 20 chamados para atender a vítimas de inundação. Os casos mais graves foram registrados nos morros do Andaraí e do Borel, na Tijuca, onde duas casas desabaram, devido ao deslizamento de terra. Os moradores foram resgatados e levados para os hospitais da região.

A Defesa civil municipal registrou quedas de árvore na Estrada Velha de Jacarepaguá e na Estrada do Alto da Boa Vista, com o fechamento da pista nos dois sentidos. Na zona sul, há problemas na Autoestrada Lagoa-Barra perto da Favela da Rocinha, em São Conrado.

Os ônibus que vêm de São Paulo com destino à Rodoviária Novo Rio estão chegando com mais de duas horas de atraso. Falta luz em vários bairros da cidade e as equipes de emergência da Light estão trabalhando para normalizar a situação. A Ampla, concessionária que atende a 61 dos 92 municípios do estado, está trabalhando em Niterói, na região metropolitana, onde vários bairros estão sem energia. Também falta luz em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, e em Angra dos Reis.