Jornal Correio Braziliense

Brasil

Atrasos continuam em todo o Brasil

Esta segunda-feira (5/4), após o feriadão da Semana Santa, começou com muitos atrasos e tumulto em alguns aeroportos brasileiros. Os passageiros que tentaram embarcar no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, tiveram que ter paciência. Além de 14 voos cancelados, o aeroporto chegou a registrar 71,9% dos voos atrasados até às 15h desta segunda-feira (5/4). O índice significa que, das 135 partidas programadas a partir de 00h de hoje, 97 não decolaram no horário previsto. No balanço divulgado pela Infraero, às 20h, Congonhas apresentava 71% (149 do total de 210) dos voos atrasados e 20 deles cancelados.

[SAIBAMAIS]A concentração maior de atrasos aconteceu em São Paulo e no Rio de Janeiro. Até as 17h, o Galeão apresentou 62,9% de atrasos superiores a 30 minutos. Já no aeroporto Santos Dumont (RJ) mais da metade dos 115 voos programados atrasaram e 19 foram cancelados. Neste último, alguns atrasos ocorreram em função do mau tempo que ocasionou o fechamento do aeroporto por alguns minutos, das 16h43 às 16h57, de acordo com assessoria da Infraero no Rio. No momento, o aeroporto está aberto para pousos e decolagens, mas funciona com auxilio instrumentos.

No total, 837 voos sofreram atrasos superiores a 30 minutos (43%), sendo que até as 20h desta segunda, apenas 139 continuavam com decolagem ou pouso atrasado.

A assessoria do Infraero, em Brasília, informou que entre 9h e 9h45 de hoje o aeroporto de São Paulo ficou fechado devido às más condições meteorológicas na capital paulista. A empresa explicou ainda que os atrasos em Congonhas são resultado do efeito cascata dos fechamentos do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, na noite de domingo (4/5) - causados pelo mau tempo.