Jornal Correio Braziliense

Brasil

Projeto para facilitar acesso de deficientes às praias do Rio chega a Copacabana

O projeto ;Praia Para Todos;, que tem por objetivo tornar a praia acessível a pessoas com necessidades especiais, chegará neste domingo (4/4) à Praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. O projeto, que tem um caráter rotativo, funcionou por três meses na Praia da Barra da Tijuca, na zona oeste.

A proposta é montar, todo domingo, uma infraestrutura com equipamentos como esteira na areia para facilitar a movimentação de cadeiras de rodas, cadeiras ;anfíbias; que podem flutuar na água, rampas de acesso à areia, vagas de estacionamento reservadas e tendas de apoio. Também são oferecidas atividades esportivas adaptadas para deficientes, como vôlei e surfe.

Segundo balanço dos organizadores do projeto, mais de 300 pessoas foram beneficiadas durante a passagem do ;Praia Para Todos; na Barra da Tijuca. Na Praia de Copacabana, o projeto ficará instalado durante quatro domingos, ou seja, até o dia 25 de abril. Em maio, as instalações serão levadas para Ipanema, também na zona sul, e Piscinão de Ramos, na zona norte.

A iniciativa, da organização não governamental Espaço Novo Ser, surgiu a partir da ideia do biólogo e surfista Ricardo Gonzalez, que ficou tetraplégico. Domingo(4), o ;Praia Para Todos; ficará instalada no Posto 5, das 9h às 14h.