O secretário executivo adjunto do Ministério da Educação (MEC) e coordenador da Conferência Nacional de Educação (Conae), Francisco das Chagas, defendeu nesta segunda-feira (29/3) a elaboração de um texto sobre responsabilidade educacional no país durante o encontro. Segundo ele, o tema não se limita à discussão sobre o financiamento das ações na área.
;Estamos falando de responsabilidade educacional em todos os sentidos. A sociedade brasileira começa a mudar em relação ao controle social. Os pais não querem saber apenas se têm lâmpada ou carteira para os filhos sentarem nas escolas. Eles querem saber se os filhos estão aprendendo. Está aumentando a cada dia a cobrança pela qualidade da educação;, disse.
Chagas avaliou os primeiros debates da Conae como positivos. Os participantes defenderam, entre outros temas, a criação de uma espécie de Sistema Único de Saúde (SUS) para a educação. A maior expectativa, segundo o coordenador, são os colóquios que devem esmiuçar temas como educação infantil e ensino superior.
Após a elaboração das propostas, o documento-base ; que prevê diretrizes para o sistema educacional brasileiro e para o Plano Nacional de Educação (PNE) ; será entregue ao Congresso Nacional.