Jornal Correio Braziliense

Brasil

Rainha inaugura salas de depoimentos para crianças vítimas de violência

Devem começar a funcionar em abril, como projeto piloto, e definitivamente em julho deste ano, as três salas de depoimento da 2; Vara da Infância e da Juventude, na Avenida Fernandes Vieira, na Boa Vista, inauguradas hoje pela rainha Silvia, da Suécia. Os espaços serão equipados com TV de plasma, mesa de som, microfone e câmeras graças ao repasse de uma verba de R$ 32 mil feita pela ONG Childhood, comandada pela rainha, que nasceu no Brasil.

A intenção é permitir que crianças que sofreram abuso, exploração sexual ou qualquer tipo de violência possam depor nesses ambientes, e não em uma delegacia ou fórum, sem constrangimentos, falando a uma equipe formada por psicólogos, pedagogos e assistentes sociais, enquanto representantes da polícia ou da Justiça acompanham as ouvidas em uma outra sala, através da televisão.

O funcionamento das salas depende agora de pessoal. Por enquanto, apenas um psicólogo está capacitado para atuar. Diante disso, um grupo de cinco profissionais, entre psicólogos e assistentes sociais vai viajar para o Rio Grande do Sul, onde o projeto pioneiro foi implantado em 2003, para participar de uma capacitação.

Em seguida, a rainha Silvia, seguiu para o Palácio do Campo das Princesas, onde encontrou o seu marido, o rei Carl XVI Gustaff para participar de almoço com o governador Eduardo Campos e a primeira-dama Renata. O evento foi restrito a 22 convidados, entre membros do governo, das embaixadas e da segurança.

No cardápio, o casal real provou lagostim temperado ao azeite, com lâminas de manga, pérolas de uva sem caroço, rúcula, endívias e agrião com molho de laranja-lima. Duas opções de prato principal foram oferecidas: beijupirá grelhado com molho de maracujá e alho poró dourado, servido com risoto de sururu, ou medalhão de filé de carne de sol com queijo coalho e cebola dourada na manteiga, miniabóbora com purê de jerimum e bolinho de macaxeira. Na sobremesa, o casal degustou doces caseiros, sorvete de coco e mini bolo-de-rolo. No menu de bebidas, vinhos branco e tinto, espumante e água de coco.

À tarde eles voltam para o hotel em Porto e têm jantar marcado em um restaurante no balneário, antes de embarcar à noite em um avião da Força Aérea rumo a Brasília. Amanhã o casal se encontra com o presidente Lula no Palácio do Planalto. A visita oficial será concluída na próxima sexta-feira em São Paulo, onde participarão do lançamento do Conselho de Negócios Brasil-Suécia.