Brasília - Os alunos que perderam suas vagas após terem aparecido na lista de aprovados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) não deverão ser prejudicados. É o que afirmou a secretária de Ensino Superior do Ministério da Educação, Maria Paula Dallari Bucci. Como ainda sobram cerca de 7 mil vagas no sistema, a secretária acredita que esses estudantes serão convocados pelas instituições de ensino.
[SAIBAMAIS]O erro ocorreu depois que alguns estudantes entraram com ações contra as universidades e conseguiram garantir vagas na Justiça, reduzindo a oferta inicial de alguns cursos. Por esse motivo, no domingo, alguns candidatos que receberam um comunicado de que tinham sido aprovados, em seguida foram informados que a vaga não estava mais disponível. Levantamento preliminar do MEC detectou 30 casos desse tipo.
;As universidades estão avaliando caso a caso, com muito cuidado. Há grandes chances de esses alunos serem convocados porque há 7 mil vagas disponíveis no sistema e eles estão no topo da lista de espera;, disse Maria Paula.
O MEC não soube informar em quais nem em quantas instituições ocorreu esse tipo de problema. Um balanço conclusivo para saber se os candidatos prejudicados foram atendidos só deve ser divulgado na próxima semana.