Jornal Correio Braziliense

Brasil

Mais de 13 mil trabalhadores de saúde já foram vacinados contra a gripe suína em Manaus

Mais de 13 mil trabalhadores das redes pública e particular de saúde já foram vacinados contra a influenza A (H1N1) ; gripe suína em Manaus. O prazo estabelecido pelo governo federal para a imunização desse grupo termina sexta-feira (19/3).

De acordo com a gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Kássia Veras, a meta é vacinar até o fim desta semana 17.386 profissionais de saúde, dos quais cerca de 3 mil são da rede privada.

Segundo o Ministério da Saúde, nesta etapa da campanha devem ser imunizados os trabalhadores dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade, que atuam diretamente no tratamento e na investigação de casos que estão sob potencial risco de contrair a infecção causada pelo vírus Influenza H1N1.

;É importante esclarecer que, nesta primeira fase, os profissionais a serem imunizados são os que têm maior possibilidade de contaminação. As outras pessoas devem respeitar os critérios do Ministério da Saúde para podermos trabalhar com a organização devida. Tudo isso compõe uma estratégia nacional;, enfatizou Kássia.

Nesta etapa da campanha, também estão sendo vacinados indígenas aldeados que vivem em oito comunidades da área rural de Manaus. Eles receberão a vacina das equipes da Semsa e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). No caso específico dos indígenas aldeados, a vacina será aplicada a toda população, a partir das crianças com mais de 6 meses de idade.

A segunda etapa da campanha de imunização começa na próxima segunda-feira (22). A partir dessa data, devem ser vacinadas as mulheres grávidas; as crianças de 6 meses a 2 anos e pessoas com doenças crônicas.

[SAIBAMAIS];Os portadores de doenças crônicas devem apresentar documentação que comprove o seu estado de saúde antes de se vacinar. As crianças só não poderão se vacinar se tiverem alergia a alguma substância da vacina ou em caso de suspeita de doença grave sem definição de diagnóstico;, alertou Kássia.

Em nota, o Ministério da Saúde alerta para a importância de se respeitar o calendário de imunização, visando a garantir a oferta de vacina durante toda a campanha. A estimativa é que, em Manaus, a imunização alcance quase 893 mil pessoas. Pelo cronograma divulgado pela pasta, a campanha vai até 21 de maio. ;Não deixem de se vacinar. A vacina é segura e necessária para prevenção;, disse Kássia.

O Ministério da Saúde definiu como público-alvo da campanha oito grupos populacionais prioritários. Além dos trabalhadores da área de saúde e da população indígena aldeada, serão imunizadas as gestantes; a população com doenças crônicas, crianças com mais de 6 meses a menos de 2 anos de idade; pessoas na faixa etária entre 20 e 39 anos, e idosos com mais de 60 anos de idade, desde que tenham doenças crônicas graves ou estejam com o sistema imunológico debilitado.