Espíritas de todo país e de várias partes do mundo comemoram uma data especial no próximo 2 de abril de 2010, Sexta-Feira da Paixão. Se estivesse vivo, o médium Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, completaria 100 anos.
Mineiro de Pedro Leopoldo, Chico Xavier iniciou-se na prática mediúnica aos 17 anos, em 1927. Em pouco tempo, seu dom de conversar com os espíritos deixou-o conhecido como uma das principais referências da religião em todo país.
Mesmo tendo concluído apenas o ensino primário, Chico Xavier lançou mais de 400 livros, psicografados por vários espíritos, em especial Emmanuel e André Luiz. Além disso, até nos últimos dias de vida, atendia quem precisasse de consolo espiritual, principalmente mães que haviam perdido os filhos.
Para relembrar esse grande mineiro, o Portal Uai lança nesta segunda-feira um hot-site especial sobre o médium. Aqui você poderá ver fotos históricas de Chico Xavier, conhecer um pouco mais sobre sua vida e obra, além de áudios e vídeos.
Dentre os destaques, confira uma reportagem exclusiva da TV Alterosa, que é a última sessão registrada em vídeo de Chico Xavier. Poucas semanas após o jornal, o médium faleceu.
Você assistirá em breve um SBT Repórter especial sobre Chico Xavier e poderá confirir entrevistas com pessoas que conviveram com o espírita. Artistas, como a atriz Nair Belo, também foram auxiliados e contam do seu encontro com Chico.
A influência da vida de Chico Xavier também chegou ao mundo das artes e vários filmes e peças de teatro vão homenagear o médium. Confira nossa cobertura sobre o longa ;Chico Xavier, o filme;, de Daniel Filho, que estreia no próximo dia 2 de abril. Assista ao trailer e veja mais detalhes dessa super produção.
Humildade e sabedoria
Apesar de toda fama, Chico Xavier era exemplo de humildade. Todo o dinheiro da venda dos livros era aplicado em obras assistenciais, primeiro em Pedro Leopoldo, depois em Uberaba, onde passou a viver no final da década de 50.
Além disso, Chico Xavier deixou um legado de sabedoria e caridade. Suas mensagens e palavras continuam, mesmo após sua morte, a orientar e alentar o coração de milhares de pessoas.
O médium morreu dia 30 de junho de 2002, em Uberaba, aos 92 anos, vítima de um ataque cardíaco. Como numa profecia, Chico havia falado que queria morrer num dia de alegria para os brasileiros. E acertou: naquele dia a seleção foi pentacampeã da Copa do Mundo.