O impasse entre rodoviários e patrões, que motivou a greve de ônibus que tumultuou vários pontos de Belo Horizonte, nesta segunda, pode estar perto do fim. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou, na tarde desta sexta, a suspensão da paralisação e dos efeitos da liminar que impunha sanções aos grevistas, concedida na última sexta ao sindicato patronal.
Pelo menos nesta terça-feira os ônibus devem circular normalmente em Belo Horizonte e Contagem até que o desembargador Caio Vieira de Melo converse com os representantes do sindicato patronal. A reunião está marcada para a manhã desta terça, a fim de chegar a um acordo sobre os benefícios e direitos dos trabalhadores. Os rodoviários querem, entre outras coisas, 12% de reajuste, contra 4,36% ofertado pelos patrões.
Nesta segunda, a região do Barreiro foi a mais prejudicada pela greve, que teve uma adesão menor do que na primeira paralisação. Mesmo assim, aliada à chuva forte que caiu em vários pontos da capital, o movimento tumultuou muito a vida de quem precisou sair de casa.
A greve também causou aumento de cerca de 10% no movimento de passageiros do metrô. Na apuração parcial da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) foram transportados cerca de 135 mil usuários entre 5h30 e 17h, quase seis mil passageiros a mais, na comparação com a última segunda-feira, dia 8.
Atendimento e trânsito
De acordo com o último boletim divulgado pela BHTrans o atendimento ao transporte coletivo era realizado em 66% da sua capacidade até por volta de 17h, apesar de algumas empresas operarem com mais de 70% da frota.
A situação da circulação dos ônibus nas estações BHBUS só era normal em Venda Nova e na estação Vilarinho, onde 100% da frota operava normalmente. Na estação São Gabriel corriam 84% dos veículos; no Barreiro 58% e apenas 18% na estação Diamante.
Por volta das 18h30, o trânsito na Avenida Amazonas, sentido Centro/Bairro, apresentava retenções devido ao grande número de veículos na via. Nos principais corredores de tráfego da cidade e na área central o trânsito fluía dentro dos padrões para a faixa de horário.