O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) sofreu nova redução nos juros. Após a sanção, em janeiro, de lei que estabelece a redução dos juros de 6,5% para 3,5% e amplia o prazo para o pagamento da dívida para três vezes o período do curso, o Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu, na última quarta-feira, após reunião extraordinária, reduzir mais uma vez as taxas. Agora, em vez de 3,5%, o percentual será de 3,4% ao ano.
De acordo com nota divulgada pelo CMN, ;o motivo principal da redução é dar um incentivo adicional ao ensino superior, compatibilizando a taxa do Fies com o novo padrão de taxas de juros vigente no Brasil;. Apesar de o abatimento ser quase que insignificante, alguns beneficiários do Fies o classificaram como uma boa forma de ajudar a diminuir a dívida com o fundo, que hoje, para muitos, já passa dos R$ 100 mil.
A presidenta do Movimento Fies Justo, Daniela Nóbrega, comemorou a redução, mesmo que pequena. Segundo ela, quanto menor a taxa, melhor, principalmente, para aqueles que estão aderindo agora ao fundo. ;Apesar de também abranger os contratos antigos, para esses não ajuda muito, pois não é retroativo e não vai dar desconto para os meses anteriores à sanção. Mas, para os mais antigos, vamos lutar pelo desconto de 30% do saldo devedor. Isso, sim, seria uma grande vitória;, afirmou.
Pai de dois filhos beneficiários do Fies, o funcionário público Luiz Rocha também recebeu bem a notícia. ;Eu já perdi as contas do quanto eu devo para a Caixa Econômica, mas com o valor da dívida eu pagaria duas universidades, para cada um dos meus filhos. Então, mesmo que pequena, toda redução que vier é boa;, completou.
Vagas para o Enem
O ministro da Educação, Fernando Haddad, se reunirá, em 24 de março, com reitores das instituições de ensino superior para decidir sobre a possibilidade de preencher as vagas do segundo semestre com os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009 que não foram selecionados. Caso seja interesse de todas elas, o processo de seleção deve acontecer em maio.