Jornal Correio Braziliense

Brasil

Anac cria selo para informar a passageiros distância entre poltronas de aviões

A resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que define a distância entre as poltronas dos aviões foi publicada na edição desta quinta-feira (11/3) do Diário Oficial da União. No prazo de um ano, as companhias aéreas brasileiras que operam voos regulares de aviões com mais de 20 assentos deverão obrigatoriamente exibir no sistema de vendas de passagens uma etiqueta com as classificações do espaço. Esse selo também deverá ser afixado na parte externa das aeronaves.

A etiqueta irá informar o espaço útil, em centímetros, entre um assento e outro. Serão cinco faixas para classificar o espaço entre as poltronas: A (mais de 73 cm); B (de 71 cm a 73 cm), C (de 69 cm a 71 cm), D (de 67 cm a 69 cm) e E (menos de 67 cm). Cada aeronave classificada na categoria A receberá, além da etiqueta, o Selo Anac, para atestar o maior espaço útil oferecido no mercado.

A iniciativa brasileira é pioneira entre os principais países do mundo. A metodologia para a medição do espaço foi adotada a partir de sugestões apresentadas em um processo de audiência pública, no ano passado. A etiqueta vai informar sempre o espaço na classe econômica, para aeronaves que fazem voos domésticos ou internacionais.