Passageiros de um transatlântico que está ancorado em Búzios, no litoral norte do estado do Rio de Janeiro, passaram mal com vômitos e diarreia e foram impedidos de desembarcar. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que 310 passageiros foram atendidos nesta quinta-feira (3/3) com sintomas de gastrenterite, mas que o quadro dos pacientes evolui de forma positiva.
De acordo com a assessoria de imprensa da Anvisa, médicos e técnicos do órgão chegaram na embarcação na tarde de ontem e coletaram sangue dos doentes, além de amostras de água e alimentos disponíveis no navio. O material já foi encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels no Rio e o resultado deve estar pronto em uma semana.
Ainda segundo a Anvisa, o quadro de gastrenterite apresentado pelos passageiros foi classificado como leve e caso a situação epidemiológica continue em declíneo, o navio poderá seguir viagem ainda hoje (4) para o Porto de Santos, onde passará por nova inspeção sanitária.
Ao todo, 1.987 passageiros estão no cruzeiro Vision of the Seas, que tem capacidade para 2.435 pessoas e dispõe de duas piscinas, seis hidromassagens, um teatro, restaurantes e bares.
A empresa Royal Caribbean International, responsável pelo transatlântico, declarou por meio da assessoria que as autoridades competentes, como a Anvisa e a Secretaria Municipal de Saúde de Búzios, foram acionadas assim que foram detectados os sintomas dos passageiros A assessoria informou que esta é a primeira vez que ocorrem casos como esse nas viagens da Royal Caribbean no Brasil. A posição da empresa sobre o caso só será definida após emissão do relatório da Anvisa.
O navio iniciou sua viagem em Santos, no dia 1; de março, com escalas programadas em Búzios e Ilhabela (SP).