Dois calouros do curso de Engenharia de Computação da Universidade Federal de Rio Grande (Furg) entraram em coma alcoólico durante o tradicional trote no sul do Estado. Os rapazes passaram a noite desta segunda-feira no Hospital Universitário da cidade, que pertence à Furg, e foram liberados durante a madrugada.
O incidente aconteceu fora do Campus Carreiros, o maior da universidade. Através de uma resolução interna, a Furg proíbe desde 2004 a realização dos trotes. Para recepcionar os 2.056 novos acadêmicos que ingressaram na instituição nesta segunda-feira (1;/3), foram espalhadas faixas explicitando o veto à prática. No entanto, os acadêmicos mantêm a tradição fora da universidade.
Os calouros participaram de uma festa em um bar que fica a 50 metros do portão de entrada do campus. A confraternização iniciou por volta das 17h. Às 19h30min foi chamada a ambulância para socorrer os bixos, um de Pelotas e outro de Manaus. A Furg não divulgou o nome dos rapazes.
Segundo testemunhas, os alunos eram forçados a ingerir bebidas alcoólicas. Os veteranos e o bixos foram chamados pela universidade para esclarecer o assunto.