O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, assinou o decreto de situação de emergência, no fim da tarde desta segunda-feira (1;/3), atestando a gravidade dos danos causados pelo forte temporal que atingiu a Capital na noite de sábado (27). A tromba d;água fez com que o índice pluviométrico registrasse 88mm em 80 minutos de chuva, o que ocasionou alagamentos em diversos pontos da cidade, entre outros problemas.
O documento será publicado no Diário Oficial do município desta terça (2). Em seguida será encaminhado para homologação para o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli. ;Na quarta-feira irei até Brasília para entregar pessoalmente este o decreto para o Ministério da Integração para mostrar a gravidade do problema e correr com a recuperação da cidade;, explicou o prefeito.
Logo após a forte chuva que arrancou asfaltos e destruiu algumas ruas de Campo Grande, a Prefeitura Municipal emitiu à Defesa Civil e à Secretaria Nacional de Defesa Civil a Notificação Preliminar de Desastre (Nopred), documento que precede qualquer decretação de situação de anormalidade decorrente de desastres naturais.
As obras para a recuperação da cidade começou desde o início desta segunda, com equipes da Agetran (Agência Municipal de Transportes e Trânsito) e da Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Trânsito e Habitação) restaurando os trechos que sofreram danos maiores.
*Informações da Prefeitura Municipal de Campo Grande