A Secretaria de Saúde do Estado (SES) deve receber as primeiras 55 mil doses da vacina contra a influenza A (H1N1) nesta quarta-feira (3). A campanha de vacinação vai começar na próxima segunda-feira, dia 8. Na Paraíba, a meta é imunizar 1.750.000 pessoas, que devem procurar os 1.007 postos de vacinação, distribuídos nos 223 municípios do Estado.
O coordenador de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Walter Albuquerque, participou de uma reunião na manhã desta segunda-feira, dia 1;, no Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), na Capital, onde estiveram presentes secretários municipais, técnicos da atenção básica, vigilância epidemiológica, imunização e vacinadores dos 25 municípios que formam a 1; Gerência Regional de Saúde.
Segundo Walter Albuquerque, escolha dos grupos prioritários para a imunização contra a influenza A foi baseada na situação epidemiológica do país, em 2009. Ele relatou que ;a campanha será destinada a grupos que foram mais afetados pela gripe A".
Walter Albuquerquer comentou que "são pessoas que têm alguma doença de base, crianças menores de dois anos, indígenas, pessoas entre 20 e 39 anos e os profissionais de saúde;.
A vacina, para quem está dentro dos grupos que necessitam tomar a vacina contra a gripe A, só é indicada pra quem tem algum tipo de alergia à proteína do ovo de galinha. ;As pessoas que estiverem com febre alta ou algum tipo de infecção grave deve adiar a vacinação;, explicou Walter Albuquerque.
Devem trabalhar na campanha 5.583 profissionais da saúde. Segundo Walter Albuquerque, o primeiro grupo a ser beneficiado com a imunização é formado por trabalhadores da saúde e os indígenas.
A primeira fase da campanha deve imunizar 53 mil pessoas. "Depois, serão incluídas as pessoas que têm doenças crônicas, as crianças e as gestantes, que juntos representam 200 mil pessoas;, disse. O Ministério da Saúde vai enviar as doses aos Estados, de acordo com os grupos a serem vacinados. As primeiras 55 mil doses da vacina são do Instituto Butantan.
O calendário está definido da seguinte forma: de 8 a 19 de março será vacinado o grupo formado pelos indígenas e trabalhadores da saúde; de 22 de março a 7 de maio serão as gestantes; de 22 de março a 2 de abril são os doentes crônicos e as crianças de 6 meses a dois anos; de 5 a 23 de abril segue a vacinação para quem tem entre 20 a 29 anos; de 24 de abril a 7 de maio são os idosos com doenças crônicas e de 10 a 21 de maio vão ser vacinadas as pessoas na faixa etária de 30 a 39 anos de idade.