A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva) do Rio de Janeiro começou nesta segunda-feira (1;/3) uma operação para prevenir enchentes nos dias de chuvas fortes. Batizada de Águas de Março, a operação pretende desobstruir bueiros e redes de galerias pluviais para evitar enchentes no período de chuvas.
Os trabalhadores vão atuar em 189 pontos de sete áreas previamente diagnosticadas pela Defesa Civil do município, baseada no histórico de alagamentos da cidade do Rio de Janeiro. As equipes trabalharão de segunda a sábado, durante todo o mês, executando o trabalho preventivo. Mas, o secretário da Seconserva, Carlos Roberto Osório pondera que é necessária a contribuição dos cariocas em não jogar lixo nas ruas.
;Para que nós sejamos bem-sucedidos, precisamos muito do apoio do carioca, porque o maior motivo de entupimento de bueiros das nossas galerias é o lixo que é jogado nas ruas. Se não ficamos nessa briga: esentupimos e vem mais lixo. [Aí fica] sem resolver o problema de maneira definitiva.;
As equipes não vão atuar somente nas vias públicas, estarão também em comunidades de baixa renda, onde se encontram ambientes com infraestruturas precárias que não dão vazão às chuvas torrenciais. ;Nossa lógica é seguir os pontos críticos apontados pela defesa civil, de maneira preventiva normalmente de acordo com a demanda apresentada por essas comunidades. Temos a questão regular da manutenção e a pronta resposta a demandas e incidentes;, observou Carlos Roberto.