Jornal Correio Braziliense

Brasil

Senador avalia importância da Rio 20 para o Brasil e o mundo

Brasília ; Vinte anos depois de sediar a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92), o Brasil será sede da reunião de cúpula mundial que fará a análise dos compromissos assumidos à época e apresentará novas propostas na busca de um desenvolvimento sustentável.

Neste ano, representantes do governo brasileiro e das Nações Unidas (ONU) se reunirão para iniciar as discussões sobre a nova edição da conferência, chamada de Rio 20, que acontecerá em 2012, no novamente Rio de Janeiro.

A Rio 20 será realizada justamente no ano em que se encerram os compromissos assumidos pelos países signatários do Protocolo de Quioto, quando vários deles assinaram um tratado com compromissos de redução de gases causadores do efeito estufa.

;Com a Rio 20 teremos a oportunidade de fazer uma avaliação do que foi discutido e aprovado lá atrás e adotar novos rumos como, por exemplo, a chamada ;economia verde; para o desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza;, afirmou, hoje (25), o senador Fernando Collor (PTB-AL), um dos que assinou a proposta de realização da conferência apresentada, em 2007, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A conferência reunirá chefes de Estado e de Governo e outros representantes. Serão debatidas também questões que dizem respeito à governança internacional na área do desenvolvimento sustentável.