Jornal Correio Braziliense

Brasil

Recife sofre com índice extremo de raios ultravioleta

Recife é uma das 14 capitais brasileiras e o Distrito Federal, cujos raios UV (ultravioleta) chegaram à condição extrema de radiação na manhã de terça-feira (23). De acordo com o Somar Meteorologia, o índice variou entre 11 e 14, sendo este o limite máximo. Esta pode ser a explicação para o calor intenso que está sendo sentido na capital pernambucana nos últimos dias, já que a condição se repetiu algumas vezes nas últimas semanas.

Às 10h da manhã, Recife, Brasília, Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Fortaleza, João Pessoa, Macapá, Maceió, Natal e Palmas registravam índice 14, seguidos por Rio de Janeiro e Vitória, com 13, e Porto Alegre, com 11.

O aumento no índice de radiação se deve a fatores como a estação do ano e a pouca nebulosidade. Com isso, os raios solares chegam à Terra com maior intensidade, provocando mais calor e exposição aos raios que podem provocar danos à pele, se a exposição for prolongada ou frequente.

Para evitar os danos causados pelos raios ultravioletas, o ideal é evitar a exposição ao sol. Se não for possível, deve-se preferir roupas de cores claras e usar sempre o protetor solar.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR