Cerca de 500 mil alunos estarão sem aulas na próxima semana. Os profissionais da rede estadual de ensino vão paralisar as atividades por 24 horas nesta terça-feira, dia 23. A paralisação de advertência acontecerá três dias antes da assembleia geral da categoria marcada para o dia 26, onde pode ser deflagrada a greve.
Os 32 mil profissionais que atuam em escolas nos 223 municípios paraibanos cobram do governo estadual uma proposta às reivindicações da categoria. ;Nós queremos que o governo do estado cumpra a lei, aprovada em 2008, que estabelece o piso estadual para os profissionais de educação e regulamenta o valor do custo aluno;, explicou Edvaldo Faustino da Costa, secretário de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Paraíba.
Ainda de acordo com o secretário de comunicação do Sindicato, outra reivindicação dos profissionais é em relação ao repasse do valor custo aluno anual, que é pago a categoria, e que segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação é de 15,92%, sobre o valor gasto pelo estado no ano anterior. ;A secretaria de educação ainda não mencionou quanto será repassado aos profissionais; Afirmou Edvaldo.
As aulas serão retomadas na quarta-feira, dia 24, em todas as escolas estaduais. Na sexta-feira, dia 26, às 15h será realizada, na sede do Sintep, a assembleia que decidirá a greve da categoria.