Rio de Janeiro - O vice-presidente da Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio/RJ), Antônio Florêncio Queiroz, disse hoje (11) que os apagões de energia que têm atingido o Rio de forma rotineira desde o final do ano passado são ;gravíssimos; para o comércio.
Queiroz integra o Conselho de Consumidores da Light, grupo que acompanha a atuação da principal distribuidora de energia do Grande Rio.
Ele citou como exemplo de comerciantes que tiveram sérios problemas com a falta de energia o caso de uma sorveteria do Jardim Botânico, bairro nobre da cidade do Rio, que teve que levar todo seu estoque de volta para a fábrica, para evitar que o produto estragasse.
;Imagina com esse calor, quem vai entrar em uma loja sem energia, sem ar-refrigerado. Está extremamente preocupante. Pela primeira vez, eu estou bastante preocupado. A incidência dos problemas é elevada;, disse Queiroz.
Diante da preocupação com as recentes quedas de luz, Queiroz informou que o Conselho de Consumidores convocou uma reunião extraordinária com a diretoria da Light, para saber por que estão ocorrendo esses problemas.
Para o presidente da Fecomércio, não pode servir de justificativa para a Light ; que teria que ter todas as condições de prever aumentos de consumo ; o aumento do consumo em decorrência do calor e do grande número de ligações clandestinas.