Um problema nas linhas de transmissão de energia elétrica que interligam as regiões Sudeste e Norte afetou nesta quarta (10/2) toda a Região Nordeste, deixando parte das cidades locais sem luz por até 30 minutos.
Segundo a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), quando as linhas de transmissão se desligaram, por volta das 14h52 (horário de Brasília), a Região Nordeste estava sendo abastecida com cerca de 2.400 mil megawatts de energia.
[SAIBAMAIS]De acordo com o superintendente de Operações da Chesf, João Henrique Franklin, ainda não é possível apontar nem as causas do problema, nem o local exato onde ele se originou, mas o Operador Nacional do Sistema (ONS) irá apurar o episódio.
Franklin disse que, embora o defeito não tenha surgido no Nordeste, os nove estados da região (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) foram afetados, devido ao fato de o sistema brasileiro ser todo interligado.
;Um desequilíbrio entre a produção e o consumo na região exigiu que o sistema de desligamento de cargas fosse acionado. As linhas de transmissão logo foram restabelecidas e, no máximo, em 30 minutos o problema estava solucionado em todas as localidades;, afirmou Franklin.
Perguntado se o problema de hoje foi semelhante ao ocorrido em novembro de 2009, quando uma falha em três linhas de transmissão acabou provocando um blecaute que atingiu quase todo o país, Franklin disse que, por enquanto, só se pode afirmar que em ambos os casos houve o desligamento das linhas de transmissão. ;Só que ainda não sabemos o que provocou o desligamento de hoje;, concluiu o superintendente.