A Polícia Civil instaurou nesta quarta-feira (03) um inquérito de investigação para apurar as causas da explosão acontecida na noite de ontem, durante a festa da padroeira de Boa Saúde, município localizado há 69 km de Natal, que vitimou aproximadamente 32 pessoas com queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus.
A investigação do caso fica a cargo do delegado Sérgio Freitas, que deve realizar o trabalho em parceria com o titular da regional de São Paulo do Potengi, Petrus Antonnius, que se encontrava de férias, mas foi chamado em caráter de urgência pelo Delegado Geral da Polícia Civil, Elias Nobre, para participar investigação.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Christian Bezerril já descartou a versão de que um botijão de gás teria sido o causador da detonação. Segundo estudos preliminares, segundo ele, dados preliminares conseguidos junto ao ITEP sinalizam para ter sido um rojão o causador da explosão, conforme afirma o diretor do Policiamento do Interior, o delegado Osmir Monte, %u201CAs investigações tiveram início no dia de hoje, mas já fomos informados pelos técnicos do ITEP que a causa da explosão foi um rojão que não atingiu a altura necessária e acabou detonando entre as pessoas que participavam da festa em celebração a Nossa Senhora de Boa Viagem%u201D. Osmir Monte também disse que seria dada toda atenção ao caso, tendo em vistas a gravidade do acontecimento.
De acordo com o diretor da Dpcin, se o procedimento padrão tivesse sido seguido pelos organizadores, o acidente poderia ter sido evitado. O procedimento ao qual o delegado se refere é a ação consoante a lei 9.187, a partir da qual toda cerimônia onde haja queima de fogos é necessário ser realizada uma inspeção prévia do Corpo de Bombeiros. %u201CInformações passadas pelos Bombeiros indicam que não houve fiscalização uma vez que também não existiu a solicitação por parte da prefeitura da cidade%u201D, aponta.
No local, técnicos do ITEP coletaram uma amostra dos fogos a fim de a partir da perícia, fundamentar uma análise mais completa de todo o processo que desencadeou o acidente.
A polícia também informou que todas as vítimas estão sendo relacionadas com o intuito de prestarem depoimentos aos delegados sobre o que aconteceu no momento exato da explosão.
Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com informações da Degepol