Salvador - A partir de amanhã (29), Salvador passa a ser sede do Fórum Social Mundial Temático da Bahia. O evento tem início no dia da conclusão do Fórum Social 10 anos, realizado em Porto Alegre (RS) desde a última segunda-feira (25).
Primeira grande metrópole portuguesa nas Américas, Salvador é uma cidade multicultural ; originária da mistura de portugueses, negros e índios. Com 2,7 milhões de habitantes, é a terceira capital mais populosa do Brasil.
No ano em que celebra sua primeira década, o Fórum Social Mundial (FSM) acontece de forma descentralizada, com eventos em todo o mundo. As atividades na capital gaúcha foram o pontapé inicial e, junto a ações em Salvador, culminarão em 2011 no Fórum Social Mundial de Dakar, no Senegal (África).
Durante os próximos três dias, a capital baiana vai ser palco de discussões que envolvem desaparecidos políticos, racismo e institucionalidade, educação e desenvolvimento, reforma agrária, soberania alimentar e solidariedade internacional.
Ao todo, 12 mesas serão formadas e compostas por movimentos sociais, sindicatos, entidades religiosas e representantes do poder público ; sobretudo da América Latina. Haverá ainda mesas do grupo Crise e Oportunidade, que debaterão a crise financeira internacional. O objetivo é buscar um espaço para a troca de experiências e a articulação entre esses atores.
Em suas últimas edições, o encontro vem acontecendo de forma descentralizada nos anos pares e em um único local nos anos ímpares. Realizado pela primeira vez em Porto Alegre em 2001 e também em 2002, 2003 e 2005, o FSM passou pela Índia em 2004, pela Venezuela em 2006, pelo Quênia em 2007, teve uma versão multicêntrica em 2008 e voltou ao Brasil em 2009, em Belém.