Médicos que trabalham nos PSF%u2018s e ambulatórios de Olinda vão suspender as atividades nas próximas quarta e quinta-feiras (27 e 28). A categoria vai protestar contra as condições de trabalho inadequadas, desfalques nas equipes de plantão, sobrecarga de trabalho, baixos salários e falta de segurança nos postos de saúde e policlínicas.
[SAIBAMAIS]Amanhã, a categoria faz um ato de protesto, às 8h, em frente à Policlinica de São Benedito. No domingo (31), às 9h, a categoria faz panfletagem na feira de Peixinhos, explicando à população a situação em que se encontra a saúde de Olinda.
De acordo com o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) o profissional diarista de Olinda ganha cerca de R$ 882 de salário-base e incentivo SUS de R$ 110. O Simepe encaminhou documento solicitando audiência com o prefeito Renildo Calheiros, afirmando que é preciso uma política de valorização profissional da categoria, além de condições de trabalho, reestruturação de toda rede municipal de saúde.
Segundo os profissionais, as ambulâncias do Samu estão sucateadas, além disso boa parte das unidades de saúde da família (PSF) como Jardim Brasil II, Alto da Bondade, Ilha de Santana II, Alto da Conquista e Sapucaia trabalham com equipes desfalcadas de médicos.