O Brasil anunciou hoje a compra de 83 milhões de doses da vacina contra a Gripe A (H1N1), pelo custo de R$ 1,006 bilhões. A notícia foi divulgada nesta terça-feira (26/1) pelo Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e é uma das estratégias do governo contra a pandemia da doença em 2010, com início previsto para o dia 08 de março e deve seguir até o dia 07 de maio.
A vacinação está voltada para os seguintes grupos específicos: empregados da rede de saúde, indígenas, gestantes, pessoas com doenças crônicas, obesidade nível 3 (antiga obesidade mórbida), crianças de 6 meses a 2 anos e adultos de 20 a 29 anos de idade. Os grupos foram selecionados segundo normas da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os laboratórios fornecedores enviarão as doses ao Ministério da Saúde entre os meses de janeiro e março. Alem delas, o governo comprou tambem equipamentos novos para fortalecer Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) em todo o país no custo de R$260 milhões. Tanto vacinas quanto materiais novos serão distribuídos conforme a demanda exigida por cada estado.
Estrago da Gripe A no mundo
209 países já confirmaram ter pelo menos um caso da Gripe A. Segundo a OMS, 14.142 pessoas morreram em todo o planeta por conta da doença. No Brasil, 39.769 casos graves foram diagnosticados, levando 1.705 pessoas ao falecimento.