Foram registradas 839 placas clonadas em 2009 em Minas Gerais pelo Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) e pela Polícia Civil de Minas Gerais. Os dados referentes à clonagem e troca de placas foram divulgados na manhã desta quinta-feira em Belo Horizonte.
[SAIBAMAIS]Os veículos de passeio são os principais alvos de quem faz o clone dos veículos, seguidos pelas caminhonetes. O mês de maior incidência de casos de clonagem de placas foi maio, com 111 ocorrências. Em janeiro, o Detran registrou o menor número de placas clonadas, foram 27.
Durante uma entrevista coletiva, o delegado Ramon Sandoli, da Delegacia Especializada de Investigação de Furtos e Roubos de Veículos Automotores, também deu esclarecimentos sobre trocas de placas de veículos clonados. Em 2009, foram julgados 27 pedidos de troca de placas em automóveis clonados, três casos foram indeferidos.
O Detran-MG também informou que, em 2009, foram localizados 33 veículos clonados com placas de Minas Gerais. Cerca de 55% desses automóveis foram encontrados em outros estados.