Uma mulher de 48 anos morreu no dia 28/12, vítima de gripe suína em Abadia dos Dourados, no Triângulo Mineiro. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou a morte por Influenza A no boletim desta quinta-feira. A senhora, conhecida como Lázara, foi internada na Santa Casa de Abadia dos Dourados e faleceu no mesmo dia.
A cidade ainda investiga outro caso de morte com suspeita de gripe suína de um homem de 34 anos, conhecido como Claiton. Ele também faleceu no dia 28/12 com sintomas de gripe suína, mas os resultados dos exames que confirmariam a causa da morte ainda não saíram. Ele teria apresentado os primeiros sintomas alguns dias antes e faleceu num hospital em Uberlândia, já que não há leitos de Terapia Intensiva na cidade.
Comentários dos moradores dão conta de que Lázara trabalhava na casa de Claiton. De cinco pessoas que tiveram contato direto com Lázara, duas foram confirmadas com gripe suína - sua filha de 22 anos e uma agente do Programa Saúde da Família, de 28 anos. Elas estão sendo medicadas com o antiviral Oseltamivir, mas não estão internadas. Outros dois casos, da filha e do genro de Lázara, foram descartados e a SES espera o resultado do último exame.
As duas mortes colocaram a população de Abadia dos Dourados, com cerca de seis mil habitantes, em estado de alerta. Todos os eventos da cidade foram cancelados e, de acordo com Eliane de Moura Ramos, chefe de Recursos Administrativos da Santa Casa, aumentou muito a procura por atendimento médico de pacientes com sintomas de gripe, mas não há novos casos suspeitos de Influenza A.